Logo Canarinhos

Missa de Páscoa dos Canarinhos de Petrópolis na Igreja do Sagrado

Frei João Zechinatto, OFM
Icone botão calendario
01/04/2024
Missa de Páscoa dos Canarinhos de Petrópolis na Igreja do Sagrado

No dia 31 de março, domingo de Páscoa, o sol surgia no horizonte da cidade Imperial depois de quase dez dias de chuvas e templo nublado. No dia da mais importante Solenidade do Ano Litúrgico, os petropolitanos completavam uma semana de mais uma tragédia ambiental no território do município. Foram centenas de milímetros de chuvas concentrados em três dias do último final de semana, que abriu a Semana Santa e os grandes mistérios da fé cristã, celebrados nestes dias.

A celebração ocorreu às 10h na Igreja do Sagrado Coração de Jesus e foi presidida pelo Presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) e Definidor Provincial, Frei Marcos Antonio de Andrade. Regeu o Coral, o Maestro Marco Aurélio Lischt. No canto de abertura a famosa antífona do dia da Páscoa, “Ressurexit”, cantada no modo tradicional gregoriano. Nas partes fixas da Missa, o Coral cantou a Missa em Sol Maior do austríaco Franz Schubert, acompanhados por um quarteto de cordas.

Em sua homilia, Frei Marcos lembrou os presentes de que “hoje somos convidados a fazer a mesma experiência dos Apóstolos: correr ao túmulo do Senhor e lá sermos as testemunhas que viram o sepulcro vazio e acreditaram! O verbo ‘ver’ é fundamental nesse tempo Pascal. Não é apenas um ver com os olhos do nosso rosto, mas um ver profundo do coração. Algo que brota do mais íntimo de nós. O discípulo que Jesus amava viu o túmulo vazio e acreditou. O amor pelo seu Senhor o fez compreender o que ali estava se passando. O Senhor Ressuscitou! Este é o nosso grito nesta manhã e neste dia, o Senhor está vivo e ressuscitado e nós, reunidos no seu nome, somos as testemunhas do Ressuscitado!”

Após o momento da comunhão, o Coral cantou a famosa Antífona Mariana do tempo pascal, o “Regina Coeli”. Cantaram em nome da Igreja a alegria à Rainha dos Céus pela máxima alegria desse dia: “Aquele que mereceste trazer em vosso puríssimo ceio ressuscitou, Aleluia!”

Terminada a celebração, os coralistas receberam os elogios do seu Maestro pelo bom desempenho e dedicação em prepararem o programa desta Solenidade e ganharam uma caixa de chocolates como presente de Páscoa do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis.