06
Fevereiro
RETORNO DAS ATIVIDADES NO INSTITUTO DOS MENINOS CANTORES DE PETRÓPOLIS
RETORNO DAS ATIVIDADES NO INSTITUTO DOS MENINOS CANTORES DE PETRÓPOLIS
Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis
7h30
Fundado em 1988 por Frei José Luiz Prim, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis é mantido pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Atualmente, 47 meninas compõem o coro que tem em seu repertório música sacra, folclórica e popular.
Em sua trajetória destaca-se a participação no Projeto Aquarius, cantando a Sinfonia no 8 “dos MIL” de Mahler; no Tour da Experiência, onde a história de Petrópolis é contada e cantada; e no projeto MPB em Conversa, que fala sobre o ciclo da música popular brasileira, relacionada à história do Brasil. O Coral das Meninas dos Canarinhos já realizou turnês em diversas regiões do país e em Portugal durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, e teve participação em duas faixas na gravação de um CD de MPB, junto com o Coral dos Canarinhos. As turnês artísticas se tornam fundamentais na formação dessas jovens. Além de levar sua música, as meninas são incentivadas a conhecer a cultura dos locais visitados.
Em 2014, um passo importante para a história do Coral foi dado. Depois de 26 anos de existência, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis preparou seu primeiro Cd, com três canções inéditas, compostas pelos Maestros Marco Aurélio Lischt, Antônio Gastão e Alexandre Schubert, produzidas especialmente para o disco. A gravação contou com os técnicos Márcio Werderits e Alexandre Rabaço.
O Coral recebeu o prêmio Maestro Guerra Peixe, na categoria Música Erudita pela apresentação do oratório “A Paixão segundo São João”, realizada junto com o Coral dos Canarinhos e com a Orquestra Filarmônica de Petrópolis no ano de 2016. Em 2018, as Meninas dos Canarinhos realizaram uma turnê com cinco apresentações nas cidades de São Paulo, Campinas e Curitiba. As apresentações marcaram os 30 anos do Coral.
Neste mesmo ano as Meninas dos Canarinhos cantaram juntamente com os Canarinhos e a Orquestra Filarmônica de Petrópolis a NONA Sinfonia de L. van Beethoven e o Requiem de W. A. Mozart respectivamente no Festival Internacional de Corais – Petrópolis e no feriado de 2 de novembro na série “Concertos Espirituais”.
Em 2020, devido a Pandemia, o Coral das Meninas dos Canarinhos manteve suas atividades no formato online. Mesmo assim não deixou de fazer suas apresentações. Nesse período, o Coral das Meninas dos Canarinhos passou a apresentar concertos roteirizados, tendo mais de 150.000 visualizações. Além Além disso, foi convidado a participar de diversos Festivais Nacionais.
Durante as mais de três décadas de existência, apenas três maestros estiveram à frente do coral: a professora Silvia Muniz, o maestro Gilberto Bittencourt e, desde 1998, o maestro Marcelo Vizani.
06
Fevereiro
RETORNO DAS ATIVIDADES NO INSTITUTO DOS MENINOS CANTORES DE PETRÓPOLIS
RETORNO DAS ATIVIDADES NO INSTITUTO DOS MENINOS CANTORES DE PETRÓPOLIS
Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis
7h30
19
Fevereiro
MISSA DO 7º DOMINGO DO TEMPO COMUM
MISSA DO 7º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Igreja do Sagrado Coração de Jesus
10h