Logo Canarinhos

Coro de Câmara da Escola Nightingale-Bamford de Nova Iorque canta com os Corais dos Canarinhos de Petrópolis

Frei João Zechinatto, OFM
Icone botão calendario
22/03/2024
Coro de Câmara da Escola Nightingale-Bamford de Nova Iorque canta com os Corais dos Canarinhos de Petrópolis

Nesta quinta-feira, 21 de março, o Coro de Câmara da Escola Nightingale-Bamford de Nova Iorque (EUA), visitou a cidade de Petrópolis – RJ. A Nightingale-Bamford é uma prestigiosa instituição de ensino para meninas com grande enfoque em temas como direitos humanos, igualdade de gênero e assuntos internacionais.

Nesta pequena turnê pelo estado do Rio de Janeiro, o Coro tem se apresentado nos lugares onde visita, além de aproveitar para conhecer um pouco do nosso país e da nossa cultura. Em sua estada na capital do nosso estado, o Coro norte-americano subiu a Serra nesta quinta-feira para conhecer a Cidade Imperial e poder cantar com os Corais dos Canarinhos de Petrópolis. Vieram ao Brasil 14 adolescentes do Coral, juntamente com três acompanhantes da Escola.  

O Presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), Frei Marcos Antonio de Andrade disse a respeito dessa visita: “É uma grande alegria para a nossa cidade e para o nosso Instituto sermos lembrados como sinônimo de uma terra de cultura e de música de qualidade. Acredito que esse intercâmbio nos enriquece e ajuda a cumprirmos nossa missão de também formar nossos coralistas para uma visão mais vasta de mundo e nos alegra por sabermos que o nosso trabalho acontece em várias partes do planeta. Esse é um momento de celebração do Canto Coral e de confirmação para todos nós de que a Música e a Arte ajudam a transformar vidas!”

Logo após o almoço, o Coro de Nova Iorque chegou na sede dos Canarinhos, em Petrópolis, para um momento de convívio e ensaio, juntamente com os coralistas petropolitanos. Foi um rico período de mútuo aprendizados entre os jovens dos dois países nesse intercâmbio cultural através da música.

O ponto alto do dia ocorreu às 20h na Igreja do Sagrado quando os corais realizaram um Concerto em conjunto. O Presidente do IMCP, Frei Marcos, deu às boas-vindas a todos, em especial, aos ilustres visitantes. O primeiro Coral a se apresentar foi o das Meninas dos Canarinhos, logo após, foi a vez do Coral dos Meninos, ambos os corais cantaram canções populares brasileiras.

O Coro de Câmara da Nightingale-Bamford foi regido pelo seu Maestro, Michael Goede, e acompanhados pela pianista do Coro, Lauren. Os norte-americanos cantaram várias canções tradicionais e culturais dos Estados Unidos e homenagearam nosso país cantando “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso. No final da apresentação, os três corais se uniram para cantar a canção “Will the circle be unbroken”, um tradicional Hino Apalache com arranjo de J. David Moore.   

Terminado o Concerto, o Maestro e Diretor Artístico do IMCP, Marco Aurélio Lischt, agradeceu em nome de todos a rica oportunidade deste dia de troca de experiências e aprendizados, assegurou também aos visitantes que os mesmos serão sempre bem-vindos ao nosso país!