Logo Canarinhos

Coral dos Canarinhos recebe 17 novos Meninos Cantores

Equipe IMCP
Icone botão calendario
03/12/2023
Coral dos Canarinhos recebe 17 novos Meninos Cantores

Na manhã do Primeiro Domingo do Advento e início do novo Ano Litúrgico, 03 de dezembro, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis comemorou, com grande alegria, a Investidura de 17 novos Meninos Cantores.

Depois de um ano como Aprendizes dos Canarinhos, estes meninos, com firme decisão, aceitaram o convite de continuar no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), agora, como coralistas do Coral de Meninos mais antigo do Brasil.

A Celebração foi presidida pelo Presidente do IMCP e Definidor Provincial, Frei Marcos Antonio de Andrade. Na procissão de entrada, os novos meninos cantores entraram pelo corredor central da Igreja do Sagrado, acompanhados de seus Padrinhos, nesta rica e bela celebração de Ingresso ao Coral. Frei Marcos deu as boas vindas a todos e disse que esta era uma celebração muito especial e importante para a nossa Igreja e para o nosso Coral dos Canarinhos.

Após a Proclamação do Evangelho, o Maestro do Coral dos Canarinhos e Diretor Artístico do IMCP, Marco Aurélio Lischt, fez a chamada dos futuros meninos cantores, ao serem chamados pelo nome, os mesmos ficaram de pé e responderam: “Presente!” Depois, questionados pelo Presidente da Celebração sobre qual o pedido deles à Igreja, eles responderam: “Desejamos receber a veste coral dos Meninos Cantores”. Acolhidos então por Frei Marcos, eles e toda a comunidade exclamaram a alegria por este momento com um firme: “Graças a Deus!”

Em sua homilia, Frei Marcos lembrou deste lindo e rico tempo do Advento, tempo que inicia um novo Ano Litúrgico na Igreja: “Irmãos e irmãs, estamos iniciando um tempo de preparação e espera para a vinda do Senhor. E Ele vem como uma criança! Vem para se fazer como um de nós, um Deus que escolhe se encarnar, descer e tornar-se igual a nós. Por isso, não há nenhum deus como o nosso Deus! Um Deus que veio como uma criança, que veio nos trazer a Esperança de uma vida nova! É por isso que neste tempo de Advento acendemos as velas, por isso que temos luzes nas árvores e nas nossas casas. Todos estamos à espera deste Deus que vem, que age na história e está presente no meio das nossas vidas. O tempo do Advento fala do mistério de toda a vida humana: passado presente e futuro! Um Deus que veio, que vem e que virá!”

E dirigindo-se aos meninos, Frei Marcos ressaltou a grande importância da missão que os mesmos assumem neste dia: “hoje, caros meninos, vocês assumem uma importante missão, que é a de cantar os louvores de Deus e a Deus! Os louvores em vosso nome e em nome de todos nós. Porque Deus escuta os mais pequeninos! Vocês, portanto, têm a missão de tocar o coração de Deus no clamor do seu povo e de toda a Igreja. Que nesta investidura de vocês, dezessete novos Meninos Cantores, possa a força do Senhor e a nossa oração ajudá-los na grande e bela missão que aqui se inicia”, concluiu Frei Marcos.

Seguindo o Rito da Investidura; as vestes, o crucifixo e o livro de cantos foram abençoados. Depois, cada menino, de joelhos, diante do Celebrante, recebeu a sobrepeliz branca, o crucifixo e o livro de cantos. Por fim, receberam um abraço de Frei Marcos que os desejou a Paz do Senhor. Terminado este momento, Frei Marcos chamou-os à frente do altar e os novos Meninos Cantores foram aplaudidos por toda a Comunidade.

A Celebração seguiu normalmente. Após o momento da Comunhão, o Maestro, Marco Aurélio Lischt, convidou que os novos coralistas se unissem ao Coral para juntos cantarem o canto “The time is coming” do músico Jeremy Rawson. Ao se unirem ao coral, os novos meninos cantores receberam a pasta do Coral das mãos da gestora do IMCP, Rose de Mello.

Terminada a celebração, o Coral dos Canarinhos tirou a tradicional foto de sua nova formação aos pés da imagem do Sagrado Coração de Jesus. Depois, coralistas e familiares reuniram-se no Salão São Francisco para um momento de confraternização nesta feliz acolhida destes novos Meninos Cantores.