Logo Canarinhos

Concerto Espiritual de Finados

Frei João Manoel Zechinatto, OFM
Icone botão calendario
02/11/2023
Concerto Espiritual de Finados

No dia em que a Igreja faz memória dos fiéis defuntos, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) realizou, pela primeira vez após os tempos de pandemia, o seu Concerto Espiritual de Finados em parceria com a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. A última edição desta série especial de Concertos ocorreu no ano de 2019.

O Coral das Meninas dos Canarinhos, que neste ano completou 35 anos de história, regidas pelo seu Maestro Marcelo Vizani e acompanhadas por uma orquestra com músicos do estado do Rio de Janeiro, cantou a famosa obra de música sacra “Stabat Mater” do italiano Giovanni Battista Pergolesi.

Baseado no poema atribuído ao franciscano, Frei Jacopone di Todi, esse belo poema traduz em versos a profundidade das dores e angústias que a Mãe do Senhor sofreu nas agonias de seu Filho. O tom, no entanto, é também de esperança, assim como o sentido do dia de Finados, pois sob a sombra da morte fulgura a claridade da Ressureição e do Mistério Pascal de Jesus Cristo.

A obra, do período barroco, é própria para as vozes de sopranos e contraltos. Pergolesi compôs essa obra no último ano de sua curta vida, o músico viveu apenas 26 anos. Ele se encontrava recluso em um Convento Franciscano na cidade de Pozzuoli, no sul da Itália, em tratamento de uma tuberculose. Pergolesi traduziu nas linhas da partitura e nas melodias da música o sentido do poema que devia também dizer muito sobre o que ele mesmo vivia. Eis um dos belos trechos do poema: “Convosco, ó Virgem, partilho das penas do vosso Filho, em quem minha alma confia. E quando a morte chegar, que eu possa repousar à sua sombra bendita!”

O Presidente do IMCP e Definidor Provincial, Frei Marcos Antonio de Andrade, acolheu a todos os presentes, no início da apresentação, dizendo que “hoje nos reunimos não para apenas assistir a uma peça clássica, aqui estamos para rezar, para contemplar o mistério da vida através da beleza e da arte. E é interessante que essa peça se entrelaça com a vida franciscana. O poema é atribuído a um frade e o músico compôs essa obra num Convento Franciscano. E neste dia em que lembramos de nossos irmãos e irmãs já falecidos, recordamos que um dos ofícios que os franciscanos mais desempenham em nossa cidade de Petrópolis é rezar com as famílias e amigos na partida de seus entes queridos. Tradição esta que passa mais de um século. Nossa oração, neste dia e neste momento, é uma prece de esperança e confiança no mistério da Ressureição do Senhor, do qual todos somos participantes!”

No lugar da venda de ingressos, o Instituto propôs uma doação espontânea por parte do público. Os valores arrecadados foram destinados para a alimentação dos quase 150 meninos e meninas que hoje participam das atividades musicais e educacionais dos Corais do IMCP.

O Coral estava em ótima forma e a apresentação foi emocionante. Destaque para as coralistas que fizeram os solos e os duetos, assim como é proposto pelo compositor. O público, que lotou a Igreja do Sagrado, pôde contemplar um profundo momento de oração e arte que ressoou das vozes de nossas coralistas e da bela melodia que ecoou dos músicos da Orquestra. Ao final do Concerto, os presentes aplaudiram, efusivamente, o Coral por esta tão bela apresentação.