Logo Canarinhos

Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis recebe 18 novas integrantes

Frei João Manoel Zechinatto
Icone botão calendario
16/04/2023
Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis recebe 18 novas integrantes

No Segundo Domingo da Páscoa (16/04), 18 jovens tornaram-se oficialmente coralistas no Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis. A Cerimônia de Investidura foi realizada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus e foi presidida pelo Presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis e Definidor Provincial, Frei Marcos Antonio de Andrade, OFM.

“Este é sempre um momento muito especial para o Coral, pois após um ano de preparação como aprendizes e mais alguns meses se ambientando no Coral, as meninas recebem a veste coral, a pasta do coro e se juntam às outras meninas, agora como coralistas do nosso Coral, que neste ano irá completar 35 anos”, assim disse o maestro do Coral das Meninas, Marcelo Vizani, que está à frente do Coral desde 1998.

No início da celebração, as 18 meninas foram chamadas nominalmente pelo presidente da celebração e se dirigiram aos primeiros bancos da Igreja, perto do presbitério.

Frei Marcos, em um trecho de sua homilia, fez uma alusão à missão do Coral com o Evangelho deste domingo, o qual narra a incredulidade de Tomé que precisa ver o Senhor para acreditar em sua Ressureição: “Nossos corais tem a missão de, através da música, nos ajudar a ver o Senhor! Com o canto, com a melodia e com a experiência comunitária do canto coral vocês, caras meninas, nos ajudam a vermos o Senhor Vivo e no meio de nós! Portanto, jamais se esqueçam da nobre e grande missão que vocês estão assumindo como cantoras e anunciadoras do Senhor Ressuscitado”, disse o celebrante.  

Após a homilia, o maestro, Marcelo Vizani, chamou cada uma das 18 jovens, que se colocaram à frente do altar. Interrogadas pelo celebrante, as mesmas, demonstraram firme vontade de receberem a veste coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis. Frei Marcos invocou as bênçãos de Deus sobre essas jovens e sobre o ministério que elas assumem em favor do povo de Deus. Terminada a bênção, as 18 jovens se uniram ao Coral, acompanhadas de uma madrinha que entregou a elas a pasta com as partituras.

Após a comunhão, o coral, já com sua formação oficial, cantou o canto Regina Coeli, de Ramiro Real. Ao final da celebração, o Coral das Meninas se reuniu para uma foto oficial da formação do coro para esse ano de 2023. Em seguida, se dirigiram para a Sala São Francisco, nas dependências do Convento, onde as mais novas meninas dos Canarinhos se reuniram com seus familiares e amigos para uma pequena confraternização, como já é costume nas Investiduras dos Corais do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis.