Logo Canarinhos

Canarinhos de Petrópolis em Santa Catarina

Frei João Manoel Zechinatto
Icone botão calendario
16/10/2023
Canarinhos de Petrópolis em Santa Catarina

Entre os dias 11 e 15 de outubro, os Canarinhos de Petrópolis estiveram em viagem ao estado de Santa Catarina. Vinte e nove meninos do Coral dos Canarinhos e dez meninas do Coral das Meninas dos Canarinhos partiram da cidade de Petrópolis no dia 11, às 20h, com destino às cidades de Xaxim e Concórdia. Foram 28h de viagem até a chegada na cidade do oeste catarinense de Xaxim, onde os Coralistas ficaram hospedados nestes dias, as famílias que os acolheram eram, em especial, famílias de Coralistas do Coral Arautos do Grande Rei.  

No dia 13 de outubro, após o almoço, os Canarinhos reuniram-se na Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga para partirem rumo a cidade de Concórdia, onde às 19h eles fariam uma apresentação na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, como parte das comemorações dos 90 anos da criação desta Paróquia. Por volta das 16h, chegaram a Concórdia e foram recebidos pelo guardião desta fraternidade, Frei Alex Sandro Cianorsk, e por paroquianos de Concórdia. O Coral, primeiramente, fez um ensaio na Igreja para repassar o repertório que seria apresentado naquela noite. Logo em seguida, um lanche reforçado e a preparação para a apresentação.

Mesmo sendo uma sexta feira de um feriado prolongado, a grande Igreja Matriz de Concórdia encheu para prestigiar os Canarinhos. Regidos por seu Maestro, Marco Aurélio Lischt, o Coral cantou grandes clássicos da música sacra, como o Halleluja do Oratório do Messias de Händel, à grandes canções populares brasileiras, como a Canção da América, de Milton Nascimento. Ao final da apresentação, Frei Alex agradeceu a presença do Coral pela magnífica noite de espetáculo. Terminada a apresentação, foi a hora de voltar para Xaxim.

No sábado, dia 14, ocorreu o grande compromisso da viagem dos Canarinhos a Santa Catarina, cantar a liturgia na Ordenação Presbiteral de Frei Augusto Luiz Gabriel, frade que em seus anos dos estudos da Teologia desempenhou um grande trabalho no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. A Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga ficou lotada para testemunhar um filho seu eleito para à Ordem dos Presbíteros. O Coral, em ótima forma, ajudou no tom orante da bela e rica liturgia da Ordenação, que foi presidida pelo Bispo Diocesano de Chapecó, Dom Odelir José Magri. No programa da Ordenação, estava a Missa “Eis-me Aqui, Senhor” de Marco Frisina. Após a Comunhão, o Coral cantou “Benedicat Tibi Dominus” de Siro Merlo, letra baseada no Bilhete a Frei Leão, no qual encontramos a Bênção do Livro dos Números.

Já no domingo, dia 15, o compromisso foi animar a liturgia nas Primícias do néo-presbítero. A celebração ocorreu em Vila Tigre, na Igreja de Nossa Senhora da Salete, comunidade natal de Frei Augusto. Familiares, frades e amigos do mais novo Padre da Província ficaram muito felizes com a presença inédita dos Canarinhos, que ajudaram na grande festa desta comunidade em celebrar a eucaristia dominical tendo um filho seu na presidência da mesma.

Após a celebração, seguindo a boa tradição do Sul do Brasil, nossos anfitriões brindaram os presentes com um delicioso churrasco. Os coralistas se despediram de Santa Catarina felizes e gratos pela tão calorosa acolhida nesses dias e também por fazerem-se presentes neste momento tão importante da vida da Igreja, de Frei Augusto e seus familiares. Os votos de todo o Instituto dos Meninos Cantores é de muitas bênçãos no ministério de Frei Augusto!