Logo Canarinhos

Coral dos Canarinhos de Petrópolis festeja os seus 81 anos!

Frei João Manoel Zechinatto, OFM
Icone botão calendario
21/08/2023
Coral dos Canarinhos de Petrópolis festeja os seus 81 anos!

No dia 15 de agosto de 1942, um grupo de meninos da Escola Gratuita São José e alguns frades, sob a regência de Frei Leto Bienias, cantavam na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis – RJ. Foram quatro meses de intensos ensaios e aulas para aquela primeira missa em que esse grupo cantou.

Como canto inicial, cantaram o Introito dessa festa mariana, o famoso Signum Magnum, tirado do Livro do Apocalipse da São João: “Apareceu no céu um grande sinal, uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés...” (Ap 12, 1). O que eles não sabiam é que havia um outro “grande sinal” que surgia naquele dia. Essa data entraria para a história como dia da fundação do “Coral dos Canarinhos de Petrópolis”, o coral de meninos cantores mais antigo do Brasil.

Por questões pastorais, essa Solenidade é celebrada pela Igreja do Brasil no domingo próximo ao dia 15 de agosto e tornou-se a data litúrgica de comemorar a vida e a história deste “grande sinal” chamado Coral dos Canarinhos de Petrópolis! Hoje, 81 anos depois, os Canarinhos se reuniram para, na mesma prece e louvor, cantar ao Bom Deus por tantas graças recebidas em todas essas décadas e o mesmo canto, o Signum Magnum, ecoou nas vozes dos coralistas. A celebração foi realizada na Igreja do Sagrado, berço e casa do coral; e foi presidida por um ex-canarinho, o Vigário Provincial da Província da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Gustavo W. Medella. Concelebrou um também ex-canarinho, Frei Marcos Antonio de Andrade, Definidor Provincial e Presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis.

No início da celebração, Frei Marcos, deu as boas vindas em nome do Coral e da Fraternidade Franciscana do Sagrado a todos os presentes. De modo especial, saudou os “Canarinhos de Sempre” que se uniram aos atuais coralistas nesta celebração; e também ao Frei Gustavo, por representar a Província Franciscana da Imaculada nesta data tão especial.

O Coral foi regido pelo seu Maestro, Marco Aurélio Lischt. No programa, a Missa em Honra da Virgem Maria do frade americano, Owen da Silva, OFM, que foi executada, impecavelmente, pelo grande Coral.

Frei Gustavo: um encontro pode mudar o mundo!

Em sua homilia, Frei Gustavo lembrou aos presentes que “os grandes encontros têm a força de mudar e transformar o mundo. O maior encontro registrado na história foi aquele feito entre Deus e a humanidade. E ele se deu no ventre de Maria. Ali, ela recebeu o próprio céu dentro de si e, por isso, nada mais justo do que o também o céu se abrisse para recebê-la”.

Depois, referindo-se ao Coral dos Canarinhos lembrou que o Coral também nasceu de um encontro felicíssimo: “Em agosto de 1942, um franciscano, certamente iluminado pelo Espírito de Deus, reúne três paixões do seu pai espiritual e fundador, São Francisco de Assis. Em primeiro lugar, o Coral nasce para animar uma missa de Primeira Eucaristia. Em segundo lugar, numa missa em honra à Nossa Senhora. E por fim, todos reunidos numa eucaristia e numa festa mariana, para cantar. Francisco é chamado o Arauto do Grande Rei, aquele que, segundo as legendas, usa gravetos de madeira para expressar a música que brota do seu ser. É desse encontro que nasce os Canarinhos de Petrópolis: a Eucaristia, a Devoção Mariana e a Paixão pela Música. Um encontro profundo e profícuo que une o canto coral, a convivência, a educação e a arte numa linda sinfonia que perdura há tantos anos!”

Ao final de sua reflexão, Frei Gustavo elencou como muito positiva a presença dos frades do tempo da teologia no trabalho e no convívio com o Coral. Lembrou que esse vínculo entre a fraternidade franciscana e o Coral é muito importante. Por fim, lembrou do vínculo e do encontro dessa comunidade local do Sagrado com o Coral e a ela quis elucidar muitos petropolitanos que, há gerações, foram, são e, com certeza, serão, coralistas do Coral dos Canarinhos. “Nossa gratidão a todos que ajudam e são história no ontem e no hoje do nosso Coral. Que Nossa Senhora da Glória interceda por cada um de vocês!”

“Salve Regina” inédito!

Em 2019, o músico Henrique Coe compôs uma peça a quatro vozes intitulada “Salve Regina”, que se baseia no canto gregoriano solene da Salve Rainha. Essa peça foi composta, especialmente, para o Coral dos Canarinhos de Petrópolis, mas a estreia da obra foi adiada devido à pandemia do coronavírus. Neste ano de 2023, os Canarinhos puderam cantar essa composição inédita em honra à Nossa Senhora. A data da estreia não podia ser mais especial, no aniversário do Coral e nessa tão bela Solenidade Mariana.

Henrique Coe é natural de Niterói-RJ e tem formação musical em composição e educação musical. Há 10 anos, mudou-se para o Canadá, onde fez mestrado e doutorado em composição e leciona música numa escola católica de língua francesa em Toronto, tendo desenvolvido um método de teoria musical que ficou conhecido como Método Coe. Dentre suas composições, encontram-se obras orquestrais, como Tempestas (recentemente estreada pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em Brasília), música de câmara, como The Triumph of the Immaculate Heart of Mary (estreada em Portugal no ano do centenário de Fátima) e obras corais, como as três composições para a Dedicação da Catedral de Montreal. Estando, atualmente, no Brasil, o compositor fez-se presente na comemoração dos 81 anos do Coral dos Canarinhos.

Composições de Henrique Coe podem ser assistidas no seu site www.henriquecoe.com e em www.youtube.com/henriquecoe. Seu recital de doutorado também está disponível no Spotify.

Agradecimentos

Ao final da celebração, o Diretor Artístico do IMCP e Maestro, Marco Aurélio Lischt, fez os agradecimentos em nome do Coral: “Quero aqui externar minha gratidão aos atuais canarinhos do coro, aos canarinhos de sempre e a todos que aqui fazem-se presentes e que vieram celebrar conosco”. O Maestro ressaltou que “é sempre uma alegria poder estarmos reunidos para celebrarmos esse Coral que é parte da nossa história. No aniversário do Coral ou também nas Cerimônias de Investidura de novos canarinhos, vem-me à memória os bons momentos da minha infância. As amizades cultivadas, as músicas aprendidas, as boas lembranças que cultivamos”. Por fim, agradeceu a linda missa que puderam celebrar e finalizou “foi muito bom poder fazer música com todos vocês!”

Confraternização

Terminada a Celebração, a família Canarinhos reuniu-se no Instituto Teológico Franciscano para um almoço festivo dos 81 anos do Coral dos Meninos. Mais de 200 pessoas estiveram presentes nesse rico momento de partilha e de convivência. A alegria e a animação não faltaram nessa confraternização. Depois de servido o almoço, os Canarinhos reuniram-se para cantar uma variada seleção de músicas que marcaram a história do Coral e habitam na rica memória destes cantores de sempre.

Se um “encontro” pode mudar o mundo, segundo o que nos levou a refletir Frei Gustavo em sua homilia. Ao final de um dia como este, temos a certeza de que a vida de mais de quatro mil jovens nunca mais foi a mesma depois de se encontrarem com o Coral Canarinhos de Petrópolis! Canarinhos para sempre! Feliz 81 anos!