Logo Canarinhos

Coral dos Canarinhos canta na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

Frei João Manoel Zechinatto, OFM.
Icone botão calendario
12/08/2023
Coral dos Canarinhos canta na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

O Coral dos Canarinhos de Petrópolis cantou no sábado, dia 12 de agosto, na Catedral Metropolitana da Arquidiocese do Rio de Janeiro. A celebração ocorreu às 8h30 e foi presidida pelo Arcebispo, Dom Orani João Tempesta, O. Cist. Concelebraram com o Cardeal vários Bispos Auxiliares e Presbíteros do Rio de Janeiro.

Nesta celebração, a Arquidiocese rendeu graças pelos seus Padres que estão comemorando 25 anos de Ministério Presbiteral, neste ano de 2023. A turma que foi ordenada no ano de 1998 escolheu como lema de ordenação a passagem do Evangelho de São Lucas em que Jesus entra na Sinagoga, em dia de sábado, e lê a passagem do Profeta Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim!”

No dia 15 de agosto de 1998, foram ordenados oito presbíteros na Catedral do Rio de Janeiro por Dom Eugênio Salles, então Arcebispo na época. Hoje, sete desses presbíteros, um deles já é falecido, se reúnem para louvar o Bom Deus pela graça desses 25 anos de caminhada no Ministério Presbiteral. Inclusive, um dos jubilandos é o Cônego Cláudio dos Santos, pároco da Catedral.

Ocorreu também, nesta eucaristia, o Encontro anual Arquidiocesano dos Coroinhas do Rio de Janeiro e a abertura da Semana Nacional da Família, que tem como tema: “Família: fonte e vocações”. Milhares de Coroinhas das inúmeras Paróquias da Arquidiocese e muitos representantes da Pastoral Familiar fizeram-se presente nesta liturgia.

Em sua homilia, o Cardeal lembrou da ação do Espírito do Senhor que age em nossas vidas, move nossos caminhos e sustenta nossa caminhada no anúncio e no testemunho do Evangelho. Lembrou também, que na vivência das muitas vocações que formam a Igreja é Cristo, e sua mensagem, o ponto de unidade que nos congrega e nos aponta, sempre, a direção a ser seguida.

O Coral dos Canarinhos, regido por seu Maestro, Marco Aurélio Lischt, cantou nesta celebração a Missa em Si Bemol do Padre José Maurício Nunes Garcia e, após a comunhão, cantou a Ave Maria de Tomaso Luigi da Vittoria.