Logo Canarinhos

Nota de solidariedade ao ex-Canarinho Ramon Theobald e família

Frei Augusto Luiz Gabriel
Icone botão calendario
06/11/2022
Nota de solidariedade ao ex-Canarinho Ramon Theobald e família

No último sábado (5/11), a Família Canarinhos do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis recebeu a notícia do trágico acidente que envolveu o ex-Canarinho Ramon Theobald. Ainda ontem, passou por uma cirurgia para drenar o sangue do cérebro. No momento Ramon se encontra em coma induzido e seu quadro é estável.

Natural de Petrópolis, iniciou seus estudos musicais com o maestro Marco Aurélio Lischt, no Coral dos Canarinhos de Petrópolis, com quem também teve suas primeiras aulas de piano.  Continuando sua formação, foi aceito para o Bacharelado em Piano na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Teve aulas com renomados pianistas e professores. Graduou-se em piano pela Escola de Música da UFRJ na classe do Professor Luiz Senise e especializou-se na Alemanha, Itália e França, onde reside há mais de um ano. As experiências internacionais incluíram também sua participação na Turnê do Coral dos Canarinhos em 2011 pela Alemanha, Áustria e República Tcheca, onde foi o pianista e organista acompanhador.

Segundo Lischt, no período em que foi menino cantor do Coral dos Canarinhos, desde cedo demonstrou muito talento e aptidão para a música, iniciando os estudos de piano sob sua tutela. Enquanto Canarinho, foi também pianista do Coral das Meninas do Canarinhos de Petrópolis, do Coral Municipal de Petrópolis e do próprio coro dos Canarinhos.

Experiência que mais tarde o fez ser um pianista premiado em diversos concursos nacionais. Destacou-se com os primeiros lugares no Concurso de Piano Casa da Música, em Porto Alegre, e no 18º Concurso de Piano Arnaldo Estrella, em Juiz de Fora, em que também obteve por duas vezes o prêmio de Melhor Intérprete de Música Brasileira. Participou do programa Partituras da TV Brasil, e, como aluno da Academia de Ópera Bidu Sayão, apresentou-se no aniversário de 108 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 2017. Atualmente Ramon trabalha como pianista correpetidor na Ópera de Paris, uma das casas de ópera mais respeitadas no mundo.

A família de Ramon pretende viajar para Paris, França, na próxima segunda-feira (7/11), para acompanhar o quadro de saúde. Para custear os gastos, seus familiares lançaram uma campanha na internet e o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis se soma a esta iniciativa e disponibiliza o PIX do seu irmão, Higor Theobald, para doações.

PIX:

higortheobald00@gmail.com

Nós da Família Canarinhos nos solidarizamos com o Ramon e toda a sua família por este momento difícil o qual estão passando e estamos em orações pela sua rápida e pronta recuperação.

Paz e Bem!

Frei Augusto Luiz Gabriel, com informações de Marco Aurélio Listch e Curriculum Lattes.