Logo Canarinhos

Corais dos Canarinhos realizam Concerto Mariano em Petrópolis

Equipe IMCP
Icone botão calendario
19/05/2023
Corais dos Canarinhos realizam Concerto Mariano em Petrópolis

O Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis realizou nesta sexta feira (19/05) um Concerto Mariano, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, às 19h30. O Concerto contou com a participação do Coral dos Canarinhos e com o Coral das Meninas dos Canarinhos. Ambos os Corais foram regidos por seus respectivos maestros, Marco Aurélio Lischt e Marcelo Vizani. No programa do dia, cantos da temática mariana, próprios para este nosso mês de maio. Mesmo o frio intenso na serra fluminense, nestes dias, não espantou o público, que lotou Igreja do Sagrado para prestigiar os coralistas, os quais, não executavam este evento de modo presencial desde 2019, nos tempos antes da pandemia.

A apresentação foi executada em três partes. O Coral das Meninas apresentou-se na primeira parte. Foram executadas cinco canções: “Ave Maris Stella” de Francisco Alcantar; “Magnificat” de Marcos Castán; “Mary Sings a Lullaby” de Leanne Daharja Veicht; “Ave Maria” de Deborah Lutz; e por fim, “Regina Coeli” de Ramiro Real. O Coral dos Meninos executou, na segunda parte, também cinco canções: “Ave Maria” de Tomás Luigi da Victoria; “Regina Coeli” de Gregório Aichinger; “Nigra Sum” de Pablo Casals; “A hymn to the Virgin” de Benjamin Britten; e por fim, “Magnificat” de Hendrik Andriessen. No terceiro e último momento, os dois corais se uniram para juntos cantarem “Sancta Maria” de Wolfgang A. Mozart e finalizaram o programa do dia com a tradicional “Ave Maria” de Johann S. Bach e Chales Gounod.

O Presidente do Instituto dos Meninos Cantores e Definidor Provincial, Frei Marcos Antonio de Andrade, acolheu a todos no início das apresentações e demonstrou grande alegria pelo retorno dos concertos espirituais dos Corais dos Canarinhos de forma presencial. Disse o frade: “Retornamos hoje com a série dos nossos Concertos Espirituais de modo presencial, esta é a primeira apresentação de um Concerto Espiritual desde o início da pandemia, em 2020. Um Concerto Mariano em que queremos rezar e meditar juntos e através da música”, Ao final de sua fala inicial, Frei Marcos lembrou também da importância da temática mariana na espiritualidade franciscana e citou o biógrafo Tomás de Celano: “O Santo tinha um amor indizível à Mãe de Jesus, pois ela fez nosso irmão o Senhor da Majestade [...] Mas o que mais nos alegra é que Ele a constituiu advogada da Ordem dos Frades Menores, e às suas asas confiou até o fim os seus que havia de deixar” (2Cel 198). Por fim disse: “Imitando a São Francisco, queremos hoje, cantar os louvores do Nosso Deus em sua serva, Nossa Senhora, nossa Mãe!”  

Durante o Concerto, Frei Gilberto da Silva, também ajudou nos momentos de reflexão. Rezou com o público a Antífona à Nossa Senhora composta por São Francisco e também a sua famosa Saudação à Bem-Aventurada Virgem Maria. Frei Gilberto lembrou aos presentes da profundidade da temática mariana na espiritualidade franciscana: “Maria é a linda flor do jardim de Deus. o seu sim direcionou a humanidade ao seu Filho Jesus, que veio apresentar o projeto de Deus, um Reino de Amor. Para os católicos Maria é o amor de mãe! Maria é colo que acolhe, são mãos que protegem e amparam os seus filhos, cada um de nós!” disse ele.

Ao final das apresentações, Frei Marcos agradeceu a presença de todos. Expressou seus agradecimentos, de modo especial, à toda a Equipe do IMCP e à Paróquia do Sagrado pela organização deste Concerto e aos maestros e coralistas, por esta bela apresentação que levou os presentes à oração. Lembrou que os valores arrecadados com os ingressos deste Concerto serão destinados à ajuda do custeio da alimentação dos coralistas e que o IMCP está na reta final da campanha de destinação de parte do Imposto de Renda, daqueles que o declaram, aos Canarinhos através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Frei Marcos concluiu com a Bênção Final, desejou a todos uma ótima noite e finalizou provocando a todos com um “até breve”.