Logo Canarinhos

Coral dos Canarinhos é premiado pela Academia Petropolitana de Letras de Petrópolis

Frei Augusto Luiz Gabriel
Icone botão calendario
02/12/2022
Coral dos Canarinhos é premiado pela Academia Petropolitana de Letras de Petrópolis

Petrópolis (RJ) – A Academia Petropolitana de Letras da Cidade Imperial (RJ), premiou o Coral dos Canarinhos de Petrópolis pelos 80 de fundação. O evento aconteceu às 19h da última quinta-feira, 1º de dezembro, no auditório Arthur Sá Earp Neto da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE).

Neste ano de 2022, o coro de meninos cantores mais antigo do país completou 80 anos desde sua criação em 1942 e a Academia Petropolitana de Letras comemora seu centenário, sendo fundada em 1922. Ambas as histórias são marcadas pelo pioneirismo e ousadia de educar através da música e da cultura.

Para Frei Marcos Antônio de Andrade, presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), receber esse prêmio da Academia Petropolitana de Letras é um reconhecimento e alegria para todos os franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil e para todos que trabalham com o Coral dos Canarinhos. “São 80 anos ininterruptos de trabalho levando sempre em conta três elementos que nos últimos tempos em nosso país não tiveram apoio: a cultura, educação e o serviço social”, frisou.

“Nestes 80 anos, desde quando Frei Leto Bienias começou, enquanto frades e franciscanos que lutam por uma boa formação de nossas crianças e jovens, nós tivemos essa preocupação educativa, social e cultural, não só por meio da música, mas através também da formação humana. É um projeto franciscano que tem a missão de cantar a liturgia da Missa, mas também de anunciar o Evangelho e a paz, independentemente da religião, mas a partir de nossa identidade franciscana”, acrescentou.

“É uma alegria receber essa premiação e reconhecimento de uma instituição tão importante como a Academia que trabalha em prol da preservação da cultura, da arte e também da ciência e de reconhecer que nós somos parceiros da resistência por acreditar em um projeto de formação humana para as nossas crianças e jovens”, concluiu Frei Marcos.

Frei Marcos foi convidado para subir ao palco pelo presidente da Academia Petropolitana de Letras, Leandro Garcia Rodrigues, que concedeu ao Coral dos Canarinhos de Petrópolis o “Prêmio da Academia” para entidades culturais da cidade de Petrópolis. A indicação foi feita pela jornalista Carolina Freitas, grande entusiasta e apoiadora do trabalho do IMCP.

PARA SEMPRE CANARINHOS

Outro destaque da noite foi a premiação do coro “Bienias & Prim”. O grupo é formado por ex-membros dos “Canarinhos de Petrópolis”, cujo nome faz uma homenagem aos mestres Frei Leto Bienias e Frei José Luiz Prim, grandes educadores e responsáveis pela sólida formação musical dos componentes do coro e de todos os coralistas do IMCP.

Fundado em 06 de julho de 2019, atua em missas, casamentos, festas e eventos corporativos. Dono de um vasto repertório, o coro “Bienias & Prim” destaca-se pela excelência em suas performances e tem como objetivo propagar música de qualidade, investindo de forma permanente no estudo da técnica vocal, através de novas peças de variados estilos e épocas. “A música uniu nossas vidas e decidimos devolver aos ouvintes os melhores sons desta jornada”, afirmam os integrantes do coro.

SOBRE A ACADEMIA PETROPOLITANA DE LETRAS

A Academia Petropolitana de Letras, outrora chamada de Academia Petropolitana de Ciências e Letras, é a entidade literária máxima da cidade de Petrópolis. É tida como uma das academias mais antigas do país, em funcionamento ininterrupto desde que foi fundada em 1922.

Segundo informações do site da Academia, é uma instituição que congrega os principais escritores e intelectuais da cidade e que promove a literatura petropolitana em seus mais diferentes gêneros. Seus membros produzem, divulgam e fazem a produção circular. Fundamental no resgate e na manutenção da memória local, a história da Academia Petropolitana de Letras se entrelaça com a trajetória da cidade de Petrópolis, seus fatos históricos e personalidades.


Frei Augusto Luiz Gabriel