Logo Canarinhos

"Vocês nos fazem experimentar o céu já aqui na terra”, afirma Frei Paulo nos 80 anos dos Canarinhos"

Frei Augusto Luiz Gabriel
Icone botão calendario
21/08/2022
"Vocês nos fazem experimentar o céu já aqui na terra”, afirma Frei Paulo nos 80 anos dos Canarinhos"

Petrópolis (RJ) – Um dia pleno de simbolismos neste 21 de agosto de 2022, Solenidade da Assunção de Maria. Para os franciscanos, a festa é dupla porque Maria Imaculada é Padroeira da Ordem Franciscana e desta Província da Imaculada Conceição do Brasil. Não bastasse isso, hoje, o tom solene subiu ainda mais na Fraternidade Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ) e em toda Província, por ocasião da Celebração Eucarística de abertura do Ano Jubilar dos 80 anos do Coral dos Canarinhos.
 

A festa foi completa com a presença em peso dos Canarinhos e do povo que lotou a centenária Igreja do Sagrado. Desde 1942 os coralistas concretizam o sonho de Frei Leto Bienias de ter um grupo coral de meninos para cantar a liturgia das missas dominicais na igreja dos frades franciscanos, e hoje, eles mantiveram a tradição e estando ‘ao redor do altar’ entoaram as maravilhas do Senhor, com a execução da solene missa da Assunção de Nossa Senhora, sob regência do maestro Marco Aurélio Lischt.
 

O Ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição, Frei Paulo Roberto Pereira, presidiu a Santa Missa das 10 horas. Estiveram presentes também o Definidor Geral da Ordem dos Frades Menores (OFM) e ex-presidente do Instituto dos Meninos Cantores (IMCP), Frei César Külkamp, o Guardião e Pároco do Convento e Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Frei Jorge Paulo Schiavini, o atual presidente do IMCP e Definidor Provincial, Frei Marcos Antonio de Andrade e o diretor do Instituto Teológico Franciscano, Frei Sandro Roberto da Costa.
 

“Os Canarinhos são do Sagrado, de Petrópolis e da Província Franciscana que está em festa hoje. Aqui trago a gratidão e, tenho certeza, da alegria de todos os nossos frades espalhados em muitos lugares do Brasil e de Angola. A festa dos Canarinhos é a nossa festa! Tenho certeza de que cada petropolitano e, sobretudo, aqueles que frequentam esta celebração estão hoje muito felizes por esta data. É preciso que a gente louve a Deus a todo o tempo e é um privilégio nós celebrarmos a liturgia todos os domingos a partir do convite que essas vozes tão bonitas nos fazem”, disse Frei Paulo nos agradecimentos.
 

“Nós temos um compromisso Frei César, você estava na celebração dos 50 anos, estamos agora nos 80 e vamos estar todos aqui para juntos celebrarmos o centenário dos Canarinhos de Petrópolis”, afirmou o Ministro Provincial.
 

Ao longo de oito décadas o Coral dos Canarinhos, o mais antigo coro de meninos do país, acumula grandes feitos. Seu serviço por excelência é louvar a Deus pela sensibilidade das vozes de crianças e jovens. Mas acima de tudo, desde que foi criado leva em frente e com vivacidade os valores de São Francisco de Assis e da espiritualidade franciscana. Entoam em nome de uma assembleia reunida, suas súplicas e agradecimentos. E, na celebração deste domingo, não foi diferente. Com grande júbilo os meninos cantores deram início à Páscoa semanal cantando em procissão!
 

CANARINHOS: TESTEMUNHOS DA FÉ E DO LOUVOR A DEUS - “Foi também numa manhã de Nossa Senhora da Glória, há 80 anos, que os frades, por essa devoção tão grande a mãe de Deus e ainda antes da proclamação deste dogma de Maria Assunta aos céus, fundaram esta bela obra que nós hoje celebramos: o Coral dos Canarinhos nos seus 80 anos”, disse Frei César na homilia. “A gente vai se assustando com esses números”, brincou. “Frei Marcos me lembrava a pouco que nós estávamos cantando nas fileiras do coral, há 30 anos, na festa do aniversário dos 50 anos! Era essa mesma missa, da exaltação da Mãe de Deus”, recordou.
 

Depois, fez memória da emblemática figura de Frei Leto Bienias, maestro dos frades estudantes de canto e liturgia e que, por isso, também preparou alguns meninos, trazendo a sua experiência dos coros da Alemanha, para compor com os frades um pequeno grupo de cantores a fim de entoar os louvores de Deus através da boa música, da liturgia, do serviço de atenção aos féis da Igreja do Sagrado. “Esta obra nasce ligada a Mãe de Deus, certamente não por outra coisa, mas por este testemunho de entrega, de serviço, de fé e de louvor a Deus. Maria canta os seus louvores. Todas as gerações me chamaram bem-aventurada porque o Todo poderoso fez grandes coisas em meu favor”, disse Frei César.
 

“E ao celebrarmos os 80 anos dos Canarinhos queremos render graças a Deus porque realizou grandes coisas em nosso favor, em favor desta comunidade paroquial que pôde melhor servir a Deus, pôde melhor louvá-lo na sua liturgia com a presença deste coral dos meninos cantores e de toda obra que surge daquela bela iniciativa de Frei Leto Bienias e dos frades deste convento que fizeram surgir uma instituição que se perpetuou, que se tornou vigorosa, que se tornou sinal deste serviço a Deus e aos irmãos”, enfatizou.
 

Lembrou também de Frei José Luiz Prim, continuador da obra de Frei Leto e de muitos outros frades e trabalhadores que fizeram com que os Canarinhos chegassem até os 80 anos. “Destacaria a figura dos nossos próprios cantores, os milhares de cantores desses 80 anos e aqueles que hoje levam adiante essa missão de servir, de louvar a Deus. E para que essa obra continue por muito tempo é importante que essa finalidade, razão de ser da existência de todo este trabalho, seja forte, vigoroso, e renovado, assim como nos dá o testemunho da Mãe de Deus”, refletiu.
 

“Deus abençoe esta bela obra do Coral dos Canarinhos, do Instituto dos Meninos Cantores, abençoe esta Paróquia e Fraternidade dedicada ao Sagrado Coração e que Maria ela interceda sempre por nós, e que sejamos sempre mais parecidos com ela no serviço e no louvor a Deus”, concluiu.
 

ASSUNÇÃO DE MARIA - Frei César iniciou sua homilia discorrendo sobre a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e explicou que o Dogma da Assunção foi promulgado pelo Papa Pio XII em 1950, no qual, o episódio da Assunção de Maria é apresentado, segundo ele, como uma prefiguração de tudo aquilo que nós esperamos. “É uma grande festa mariana que se cumpre de uma forma maravilhosa na vida da Mãe de Deus”, frisou.
 

“Toda devoção mariana é diretamente ligada a seu Filho Jesus Cristo, ação de Deus que se encarna e vem ao encontro da nossa vida e da nossa história. Por isso, ela se alegra no seu Senhor. Na sua pessoa as maravilhas de Deus acontecem”, ressaltou.
 

Segundo Frei César, a Assunção de Maria também é aclamada com os nomes mais diversos, como Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora Medianeira, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Glória. “Em todas elas vemos sempre Maria assunta aos céus, a Maria Imaculada”, ensinou.
 

“Os últimos dois dogmas ligados a mãe de Deus estão diretamente ligados com a família franciscana. Foi justamente entre os tantos pensadores e místicos franciscanos que essas duas devoções se consolidaram a ponto de se tornarem dogmas, verdades de fé para toda a nossa Igreja. Por isso, hoje, queremos também, com toda família franciscana, render graças e buscar este mesmo exemplo de coragem, de serviço, de humildade da Mãe de Deus para a vida de cada um de nós, para a nossa vida cristã. E é isso que nós celebramos acima de tudo nesse mistério que nos apresenta a grande esperança de que São Paulo confirma na 2ª leitura de hoje. Assim como Cristo morreu, foi crucificado, enfrentou a própria morte, mas ressuscitou, com Ele todos nós também ressuscitaremos, viveremos”, destacou.
 

Para Frei César, esta é também a nossa esperança, que depende da atitude de entrega e serviço. “Hoje também nós precisamos redescobrir a dimensão da atenção, do cuidado e do servir”, disse, citando a passagem do Evangelho do dia, que representa Maria se dirigindo, apressadamente, à Judéia para servir aquela que precisava dos seus socorros.
 

A FESTA DOS CANARINHOS É A NOSSA FESTA - Frei Paulo iniciou os agradecimentos saudando Frei Jorge que tem a honra de acolher diversas iniciativas que a partir do Sagrado, faz com que a presença franciscana seja difundida em Petrópolis e também no mundo inteiro. “Foi aqui que nasceu os Canarinhos, foi aqui que nasceu o Instituto Teológico Franciscano e a Editora Vozes”, lembrou. Saudou também Frei Sandro, diretor do ITF e Frei Marcos, presidente do IMCP e mestre dos estudantes. Saudou ainda Frei César que já foi pároco do Sagrado, Ministro Provincial e agora então faz parte do Governo Geral da Ordem. “Sua presença aqui é bastante significativa e por isso pedi a ele que exortasse o povo na fé, na Solenidade de 80 anos dos Canarinhos. Frei César também cantou no Coral e foi diretor da escola e hoje está lá em Roma no Governo Geral”, disse o ministro.
 

“Aqui quero destacar alguns olhares. Os olhares orgulhosos das famílias. Gratidão aos país e avós dos Canarinhos pelo incentivo que fazem. Muito obrigado. É necessário que os pais e familiares participem da formação dos Canarinhos, sobretudo, semeando desde o início o senso de pertencimento a um povo que quer louvar a Deus porque tem muitas coisas a agradecer. Gratidão aos familiares. Tem outros olhares também desta turma que está aqui pertinho, dos Aprendizes. Eles e elas ficavam olhando para os coralistas com uma expectativa bonita. Todos nós devemos cultivar este olhar. Expectativas da beleza que Deus preparou para nós todos”, evidenciou.
 

Depois, Frei Paulo convidou todos os presentes para apreciarem a pintura da Assunção de Maria do teto da Igreja do Sagrado. “Olhem que beleza, é para lá que nós vamos. Dirijamos o nosso olhar para aquelas coisas que nunca vão passar. É o mistério que celebramos hoje na Festa de Nossa Senhora da Glória representado na pintura do teto. Para que nós tenhamos sempre a certeza de que é para o céu que nós olhamos e caminhamos. Purificar o nosso olhar. Tem muitas coisas que ofuscam o nosso olhar. Tem muitos sons que atrapalham os nossos ouvidos. Purificar o ouvido, purificar o olhar”, indicou.
 

Dirigindo-se ao Frei Marcos, disse: “A música é o pressentimento dos dons celestiais” e lembrou que o frade proferiu essa frase em um filme antigo da Província, ao falar sobre o assunto. “Pressentir as coisas do céu, o céu é o nosso desejo”, disse. Ao citar a frase de Beethoven, Frei Paulo falou dos dons que Deus reservou para todos. “Então vocês, meninos cantores, meninas cantoras, vocês nos levam a perceber que o céu é o nosso lugar. Vocês nos ajudam a pressentir, a sentir já aqui nesta vida frágil, transitória, efêmera, que nós já somos destinados a glória, ao céu”, revelou. “Parabéns ao coral e parabéns a todos que sustentam esta obra e essa belíssima missão”, encerrou.
 

Logo na sequência Frei Marcos entregou a Frei Sandro, Frei Jorge, Frei Paulo e Frei César uma pequena lembrança do IMCP. “O coro dos Canarinhos é da Província. O Coral dos Canarinhos é nosso, é da Paróquia, de todas as nossas instituições, mas é da Província. Meninos, todos os frades estão em festa hoje. Frei César, diga ao Frei Massimo Fusarelli que é o representante atual de São Francisco de Assis que o coro dos Canarinhos é também da Ordem, leve o nosso grande abraço a ele em nome de todo IMCP”, disse. Depois, Frei Marcos chamou todos os ex-canarinhos presentes para se dirigirem até o presbitério para cantar os parabéns, juntamente com os coralistas.
 

A Celebração que foi transmisstida ao vivo e em cadeia pelas redes da TvFranciscanos da Província da Imaculada, Paróquia do Sagrado, Canarinhos de Petrópolis e Rádio Imperial encerrou com a solene bênção final. Depois, já no pátio da Igreja, foi distribuído uma lembrança dos 80 anos dos Canarinhos - uma gentileza da Editora Vozes -, e bolo para todos os presentes.
 

NOSSO "CORO" - Desde 2016, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis tem em sua presidência o franciscano Frei Marcos Antônio de Andrade que acumula o serviço de Definidor Provincial e Secretário de Formação e Estudos da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Frei Marcos conta com o auxílio de Frei João Mannes (vice-presidente), Frei Gustavo Wayand Medella (secretário) e Frei Jorge Paulo Schiavini (tesoureiro). Além de uma equipe de profissionais do IMCP, destacam-se a figura da educadora franciscana e gestora Rose de Mello, do diretor artístico Marco Aurélio Lischt, do regente do Coral das Meninas, Marcelo Vizani, dos secretários (as) Gabrielle Alves Rodrigues, Hugo Rocha de Oliveira e Deisi Zanatta e Maria Aparecida Marques Corrêa Martins, da zeladoria. Os freis Augusto Luiz Gabriel e Ruan Felipe Sguissardi auxiliam o IMCP na linha de espiritualidade, pastoral e com os trabalhos de comunicação da instituição.
 

Instrumentos, sons e vidas fizeram esta história de 80 anos chegar até aqui. Neste ano de 2022 se inicia um novo capítulo desta trajetória que continua a ser escrita através de muitas mãos e corações!