Coral “Cantus Firmus”, de Brasília, irá se apresentar na Igreja do Sagrado
O Coral brasiliense “Cantus Firmus” irá se apresentar nesta semana na cidade de Petrópolis. A apresentação ocorrerá dia 15 de agosto, quinta-feira, às 19h30, na Igreja do Sagrado, localizada na Rua Montecaseros - n. 95, no centro da cidade. A entrada para a apresentação é gratuita!
O Cantus Firmus é um coral independente criado em Brasília, em 1992, pela maestrina Isabela Sekeff e figura como um dos melhores corais da capital do Brasil. O Grupo tem hoje cerca de 50 integrantes e conta com o apoio da professora de técnica vocal Ariadna Moreira e da pianista Elaine Milazzo. Além de suas apresentações regulares no Brasil e em Brasília, o grupo participa com frequência em festivais e concursos em vários países ao redor do mundo, tais como Alemanha, Itália e Estados Unidos. Em 2018, participou do X WORLD CHOIR GAMES – na África do Sul, onde ganhou duas medalhas de ouro nas categorias de coro misto e coro folclórico.
O repertório do coro é eclético e variado, vai desde canções folclóricas brasileiras e latinas à música sacra e erudita, passando pela música sinfônica e a música de câmara. Dentre as apresentações de obras sinfônicas o grupo já promoveu grandes montagens como: Carmina Burana de Carl Off em 2007; Glória de John Rutter em 2010; o Messias de Handel em 2011 e, mais recentemente, em 2022, a Grande Missa em Dó Menor de Mozart.
O Coral Cantus Firmus virá a Petrópolis já no dia 14 e irá conhecer a sede do Instituto dos Meninos Cantores. Neste dia, os Coros irão realizar um ensaio conjunto. No dia 15, às 19h30, os dois corais se encontrarão na Igreja do Sagrado. Embora as comemorações do aniversário do Coral dos Canarinhos sejam celebradas sempre no Domingo da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, neste ano, no dia 18 de agosto; o dia 15 de agosto é o dia em que no ano de 1942 o Coral foi fundado e cantou pela primeira vez. Uma feliz ocasião, portanto, que no dia oficial do seu aniversário, os Canarinhos possam se apresentar com um Coral de tão grande qualidade e, ainda por cima, na casa mãe dos Canarinhos: a Igreja do Sagrado.
Segundo Frei Marcos Antonio de Andrade, presidente do Instituto dos Meninos Cantores: “é sempre uma alegria e orgulho que os Canarinhos e Petrópolis sejam anfitriões da cultura e da música de qualidade”.
Aguardamos toda a comunidade petropolitana para juntos prestigiarmos esse evento de muita música e cultura!
Maestrina Isabela Sekeff
Isabela Sekeff é Doutoranda em música na UNICAMP, Mestre em Regência Coral pela Universidade de Missouri, Estados Unidos, Especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro e Licenciada em Educação Musical pela Universidade de Brasília.
Trabalhou no Centro de Ensino Profissional Escola de Música de Brasília por trinta anos na área de Grandes Grupos – Regência Coral e Orquestra - onde também atuou como Coordenadora e Supervisora Pedagógica. Idealizou e fundou o Curso de Formação Inicial e Continuada de Regência Coral na mesma instituição. E foi maestrina titular do Madrigal de Brasília de 2018 a 2021, coro profissional formado por professores e alunos da Escola de Música de Brasília. Foi professora Substituta da Universidade de Brasília na cadeira de Regência e Estruturação Musical de 2021 a 2023.
É maestrina do Coral Cantus Firmus, grupo que fundou em 1992 e que figura entre os melhores grupos do Brasil. Com esse grupo já se apresentou em mais de 15 países, e ganhou vários concursos, sendo o mais significativo o X World Choir Games – África do Sul onde foi premiada com duas medalhas de ouro nas categorias coro misto e folclórico. Atualmente, está abrindo a Rede Cantus de Corais que já conta com o Coro Cantus Firmus Infanto Juvenil e o Coro Cantus Comunidade. A maestrina Isabela Sekeff tem atuado ativamente no cenário musical da cidade e do Brasil e do exterior como Regente e professora de Regência Coral.