Logo Canarinhos

Coral dos Canarinhos recebe sete novos meninos cantores

Frei João Manoel Zechinatto
Icone botão calendario
04/03/2023
Coral dos Canarinhos recebe sete novos meninos cantores

Na manhã deste primeiro sábado do mês de março (04/03), o Coral dos Canarinhos de Petrópolis (RJ), recebeu sete novos coralistas na Cerimônia de Investidura realizada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. A celebração foi presidida pelo Presidente-diretor do Instituto e Definidor Provincial, Frei Marcos Antônio de Andrade.

Estiveram presentes na Igreja do Sagrado, casa mãe do Coral, familiares, amigos e a Equipe do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP). Todos alegres por poderem ser testemunhas deste momento em que os outrora aprendizes do Instituto tornaram-se, oficialmente, coralistas deste que é o mais antigo coro de meninos do Brasil.

Os sete jovens: Elvis de Freitas Junior, Emanuel Santos Nery, Israel Januária Lopes, João Manoel Ferreira Amado, Lucas Soares Pires, Matheus Moura Xavier Ferreira e Murilo Manetti vieram em procissão acompanhados de seus padrinhos e madrinhas e foram apresentados nominalmente no início da celebração pelo diretor artístico do Instituto e Regente do Coral dos Canarinhos, Marco Aurélio Lischt. Depois, questionados pelo celebrante, os jovens demonstraram firme desejo de receberem a veste coral e tornarem-se meninos cantores.

O Evangelho proclamado na celebração foi tirado do livro de São Mateus (18, 1-5.10) e discorre que o modo próprio de ser de uma criança é aquele que mais se parece com o modo do Reino de Deus. Em sua reflexão, Frei Marcos destacou que “este era um dia muito importante para o Instituto, para o Coral e para toda a Igreja, pois a partir deste dia vocês, queridos meninos, se tornam parte dos Canarinhos de Petrópolis e também fazem parte de um conjunto de meninos do mundo inteiro que cantam os louvores de Deus”. O celebrante enfatizou a importância desse gesto hoje assumido: “ainda tão jovens, crianças, como diz o Evangelho que acabamos de ouvir, e vocês assumem essa responsabilidade de com a voz de vocês cantarem os louvores de Deus em nome da Igreja e em nome de todos nós”. E lembrou: “a voz de vocês, meus caros, é a voz de todos nós que será elevada até Deus, em prece e em louvor!”

Frei Marcos ainda lembrou que o modo próprio de ser de um cantor no Coral é o modo do serviço, portanto, o que mais agrada a Deus é a atitude de ser servo de poder doar-se em favor dos irmãos. Encorajou também os sete meninos para que no serviço como coralistas possam recordar em todos nós essa beleza que é poder estar próximo de Deus e do seu Reino. Encerrou sua fala agradecendo aos pais e familiares por “confiarem ao Instituto dos Meninos Cantores a oportunidade de oferecer uma formação integral a estes jovens, seja na música, como também na área humana e religiosa”, concluiu.

Seguindo o rito, o celebrante abençoou as vestes, as cruzes e os livros de música, objetos próprios dos coralistas. Depois, um a um, os meninos se colocaram à frente do celebrante para receberem estes objetos. Ao final da entrega dos objetos, os sete foram chamados para se apresentarem à comunidade que os acolheu com uma calorosa salva de palmas. Os novos coralistas receberam do Regente, Marco Aurélio Lischt, as Pastas de Partituras e foram em direção ao Coral do qual agora são membros e já se colocaram em seus lugares designados.

Antes da bênção final, o Regente do Coral, tomou a palavra e falou em nome da Equipe do Instituto agradecendo por esta celebração e por estes novos meninos que iniciam sua caminhada no coro e fazem o necessário e saudável processo de renovação do Coral. Lembrou de sua investidura, em 1976, e de quão marcante e inesquecível este momento é na vida de cada Canarinho. Agradeceu aos pais pela confiança e desejou sucesso e perseverança aos mais novos membros do Coral dos Canarinhos.

Após a celebração, os coralistas e familiares tiveram um momento de confraternização na Sala São Francisco, no Convento dos Frades, onde puderam partilhar um bolo em comemoração a este dia tão especial para o Instituto dos Meninos Cantores.