Logo Canarinhos

IMCP disponibiliza o álbum "Anhangüera" de 1954 com a participação de Frei Leto

Frei Augusto Luiz Gabriel
Icone botão calendario
13/01/2023
IMCP disponibiliza o álbum "Anhangüera" de 1954 com a participação de Frei Leto

Acaba de ser disponibilizado em todos os aplicativos de áudio o álbum "Anhangüera" de Hekel Tavares. Gravado em 1954, o poema sinfônico contou com a participação do Coral dos Meninos Cantores de Petrópolis, como era chamado na época - hoje mais conhecido como Canarinhos de Petrópolis -, e de Frei Leto Bienias, fundador em 1942 do Coral de Meninos Cantores mais antigo do país.

Anhangüera narra musicalmente a viagem empreendida em 1722 pelo bandeirante e explorador Bartolomeu Bueno da Silva (1672-1740), que andou pelas terras de Goiás à procura de ouro, encontrando-o no Rio Vermelho três anos depois. Bueno da Silva foi apelidado de Anhanguera (que quer dizer 'Diabo Velho') pelos nativos.

A peça (Poema Sinfônico Opus 11 - Nº. 7) é formada pelos movimentos: I- Benção da Bandeira, II- Anhanguera, III- Penetração, IV- Canide-Ioune (pássaro amarelo), V- Dança do Chefe e VI- Nas Terras Centrais. Busque por "Anhangüera" no seu aplicativo de áudio preferido e aprecie este clássico da música brasileira!