Logo Canarinhos

Nossos Professores

Foto professor

MARCO AURÉLIO LISCHT

  • Professor(a) de
  • Regente dos Corais

Nasceu em Petrópolis no ano de 1967 e foi membro do Coral dos Canarinhos de Petrópolis.

 

É formado em piano e órgão pela Escola de Música da UFRJ nas classes das Professoras Maria Yeda Caddah e Gertrud Mersiovsky, obtendo a dignidade acadêmica MAGNA CUM LAUDE e o prêmio MEDALHA DE PRATA em piano. Na mesma universidade obteve o título de mestre em órgão em 1993. Após os estudos no Brasil, Lischt continua a sua formação acadêmica na Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Frankfurt – Alemanha, onde se formou no curso de Música Sacra, tendo como cadeiras principais órgão e regência. Durante sua estada na Alemanha, estudou com grandes nomes da música internacional, como Daniel Roth (órgão - Paris), Gerd Wachowski (órgão – Rothenburg), Winfried Toll (regência - Freiburg), Matthias Breitschaft (regência - Mainz), entre outros. Em 2008 esteve na Rep. Tcheca para participar do 18th International Workshop for Conductors com os Maestros Kirk Trevor (Inglaterra) e Carlos Moreno (Brasil).

 

Grandes obras da literatura para coro e orquestra compõem o seu repertório tais como, o “Oratório de Natal” e “Paixão Segundo São João” de J. S. Bach, a “Grande Missa em dó menor K 427” de W. A. Mozart, a “Cantata para Comemorar o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo” de Ernani Aguiar, os “Salmos de Chichester” de Leonard Bernstein, o “Requiem” de Gabriel Fauré e de W. A. Mozart, “Spem in alium” de Thomas Tallis (moteto a 40 vozes), “Gesang der Geister über den Wassern” de Franz Schubert (para coro masculino adulto a 8 vozes), a “Sinfonia nº 2 - Lobgesang” op. 52 de Mendelssohn Bartholdy, bem como a “Sinfonia nº 9” de Beethoven (no concerto de abertura do Festival Internacional de Corais – Petrópolis, do qual foi o diretor artístico) e a “Sinfonia nº 8” de Mahler, esta última como preparador do coro.

 

Durante os anos de 1999 e 2000 foi Professor Substituto de Órgão na Escola de Música da UFRJ. Em sua carreira internacional, Lischt é frequentemente convidado a participar de diversos festivais internacionais de órgão na Alemanha, Polônia, Noruega e Rep. Tcheca, tendo em 2004 atuado com Krzysztof Penderecki, um dos maiores compositores da música contemporânea.

 

Marco Aurélio Lischt foi laureado por dois anos consecutivos com o Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura, concedido pela Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis aos profissionais da música da cidade.

 

Nos anos de 2000 e 2011, realizou com o Coral dos Canarinhos de Petrópolis duas grandes excursões artísticas pela Europa visitando os seguintes países: Portugal (em comemoração aos 500 anos de descobrimento do Brasil), Itália, Áustria, Alemanha e Rep. Tcheca.

 

Em novembro de 2003 esteve em Fátima/Portugal participando como palestrante convidado, do Congresso Internacional “O Órgão e a Liturgia Hoje”, abordando aspectos litúrgicos do órgão de tubos no Brasil.

 

Com o Coral dos Canarinhos de Petrópolis gravou 5 CDs, sendo um deles totalmente dedicado à música sacra brasileira contemporânea (2012).

 

Lischt exerce as funções de maestro do Coral dos Canarinhos de Petrópolis (desde 1998) e da Orquestra Filarmônica de Petrópolis. Também é o diretor artístico do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (desde 2000), organista voluntário da Catedral São Pedro de Alcântara em Petrópolis (desde 2010) e diretor artístico da série Concertos de Órgão na Catedral. Foi presidente da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil entre os anos de 2010 a 2019.